segunda-feira, 30 de março de 2015

Bolo Winx



O bolo de aniversário foi o mais difícil e o que mais tempo demorou a ser executado. O tema era as Winx e quando pensei em fazê-lo, pesquisei durante algum tempo exemplos na internet. Aliás, acho que andei uns dias a sonhar com as Winx tal era o stress! 
As bonecas não iria conseguir fazer, então pensei em adquiri-las noutro material. Até porque, assim a aniversariante teria uma dupla prenda pois ficou com as bonecas para brincar.
Pesquisei onde se poderiam comprar as bonecas online e encontrei uma loja no Porto que também tinha uma loja de venda ao público. Como tenho uma colega de trabalho (uma das magníficas entertainers da festa) que é dessa zona pedi-lhe que as comprasse e assim, não teria de pagar portes.
As cores do bolo também estavam à partida escolhidas – branco e rosa.
Depois foi só pôr mãos à obra.

Fiz um bolo esponja de baunilha (que ficou em baixo) que já faço para bolos de aniversário e que normalmente recheio com natas e ananás (é o preferido da minha mãe) e um bolo de chocolate (por cima) que também é bastante frequente. O recheio – creme de natas e mascarpone e morangos frescos.
Aqui fica então a receita.

Bolo esponja
450 gr de farinha
400 gr de açúcar
6 ovos
200 ml de água a ferver
3 c. chá de fermento
1 c. chá de aroma de baunilha

Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo. Num recipiente à parte, bater as gemas levemente e juntar o açúcar. Bater com a velocidade mais alta da batedeira até ficar um creme claro. Na velocidade média, juntar a baunilha e depois a água a ferver em fio batendo sempre. Quando estiver bem misturado, juntar a farinha peneirada com o fermento e misturar com uma colher de pau. Juntar depois as claras batidas em castelo. Envolver delicadamente e despejar numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar ao forno a 180ºC até começar a ficar douradinho por cima (fazer o teste do palito). Eu dividi a massa por duas formas redondas – uma maior e outra mais pequena.
Desenformar e deixar arrefecer completamente antes de cortar e rechear.



Bolo de chocolate
6 ovos (gemas e claras em separado)
400g de açúcar
130g de margarina derretida (ou margarina Líquida)
3 dl de leite meio-gordo morno
200g de chocolate em pó
300g de farinha
2 c. sopa de fermento em pó
1 pitada de sal fino (para bater as claras em castelo)

Untar duas formas redondas de fundo amovível (as mesmas do bolo anterior) com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater as claras em castelo bem firme, com uma pitada de sal fino. À parte, bater as gemas com o açúcar, até a mistura ficar bem fofa e esbranquiçada, acrescentar a margarina (se estiver derretida, deixar arrefecer um pouco) e bater bem.
Dissolver o chocolate em pó no leite morno e acrescentar à massa, misturando bem. Finalmente, adicionar a farinha com o fermento peneirados, misturando bem até a massa ficar homogénea
Envolver as claras em castelo ao preparado, com movimentos suaves e verter a massa para as formas e alisar a superfície.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 a 40 minutos (verificar com o teste do palito)
Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer completamente antes de cortar e rechear.



Creme de natas e mascarpone
400 ml de natas frescas
200 gr mascarpone
200 gr queijo creme
110 gr açúcar em pó

Bater as natas em chantilly e lentamente ir juntando o açúcar em pó.
Numa outra taça misturar o queijo creme com o queijo mascarpone até obter um creme liso e brilhante.
Misturar as natas com o creme e levar ao frigorífico até utilizar.
Utilizei este creme para o recheio e para a cobertura.

Montagem do bolo
2 bolos esponja (um maior e outro mais pequeno)
2 bolos de chocolate (um maior e outro mais pequeno)
Morangos
Creme de natas e mascarpone
Pasta de açúcar branca e rosa

Aparar os bolos de modo a ficarem mais ou menos do mesmo tamanho e altura. (as sobras dos bolos utilizei para fazer os cake pops).
Numa base de bolo colocar o bolo esponja maior. Colocar uma camada de creme e cobrir com morangos laminados. Colocar mais um pouco de creme. Por cima, colocar o bolo de chocolate maior e cobrir todo o bolo com o creme.


Levar a frio enquanto estende a pasta de açúcar (eu utilizei amido de milho para estender a pasta pois, segundo li, não altera nem a cor nem a textura da pasta e confirma-se!).
No bolo maior coloquei a pasta de açúcar branca, decorei com flores e coloquei o nome dela em cor de rosa- As flores fiz com um cortador, o nome foi o meu marido que fez as letras e depois usei como molde e recortei em pasta de açúcar.
Fazer o mesmo procedimento com os bolos mais pequenos. Neste coloquei a pasta de açúcar cor de rosa e fiz as flores em branco assim como o número. Coloquei ainda 2 fitas cor-de-rosa à volta dos bolos.
As bonecas Winx só coloquei no próprio dia.




Notas: Durante a noite deixei o bolo na cozinha porque tinha lido que estes bolos não precisam de ir ao frigorífico no entanto, como a cozinha estava quente a pasta de açúcar ficou um pouco mole e a começar a derreter. É preciso colocar num lugar fresco e sem humidade!
Para primeira experiência não correu mal mas acho que existem certos pormenores que poderiam ter sido melhorados nomeadamente na decoração.

Esta foi a minha decoração mas pode ser à vontade do freguês! Usem as cores que quiserem, as formas que vos apetecer.
O bolo ficou muito saboroso independentemente da pasta de açúcar pelo que se o quiserem fazer apenas com a cobertura do creme e decorar com morangos vai ficar óptimo na mesma e vão fazer um vistão!


Espero que gostem e até breve!

2 comentários:

  1. O bolo ficou muito giro... qual foi a loja onde comprou as bonecas? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. O bolo ficou muito giro... qual foi a loja onde comprou as bonecas? Obrigada

    ResponderEliminar