sexta-feira, 20 de março de 2015

Dia do Pai e uma sobremesa feliz :)

Ontem foi dia do Pai; é já um cliché dizer que não se liga a celebrações, que o dia do Pai é todos os dias, e que devemos celebrar o que temos sempre sem ficarmos presos a comemorações impostas, etc.
Concordo plenamente com todos os argumentos, até porque cá em casa também não fazemos grandes aparatos nestes dias mas a verdade é que temos sempre qualquer coisa especial. Seja um jantarzinho diferente ou um presente mais modesto, temos sempre um miminho especial para assinalar o momento. Não somos todos assim?!
Não sou a excepção e apesar de não conseguir estar com o meu pai neste dia devido à distância falei com ele e enviei-lhe um miminho. E ao pai cá de casa também fizemos uma surpresa doce. 
Além dos presentes trazidos da escolinha (um postal e um lindo porta-chaves feito com rolhas) presenteámos o “nosso” pai com uma belíssima sobremesa. Tirei esta receita da revista do Lidl - Deluxe de Março. 
Muito boa e a repetir! 
E o pai?! Ficou derretido com tantos miminhos J



Panna Cotta Com Calda De Morangos
(a original sugere framboesas mas eu fiz com morangos)
4 dl de natas
2 iogurtes gregos
7 folhas de gelatina
1 saqueta de açúcar baunilhado
100 g de açúcar

Calda:
300g de morangos (usei congelados)
Sumo de um limão
100g de açúcar (receita original fala em 150g)

Deite os morangos para um tacho, junte o açúcar e o sumo do limão e deixe cozinhar até os morangos descongelarem. Aumente um pouco a temperatura do lume, deixe cozinhar durante mais 10 minutos e passe a calda pelo coador de rede fina (não fiz este passo e deixei os morangos mais inteirinhos). Reserve e deixe arrefecer.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Verta as natas para um tacho, junte o açúcar normal e o baunilhado, mexa e leve ao lume até levantar fervura. Retire o tacho do lume, acrescente as folhas de gelatina escorridas ao preparado e mexa bem até que a gelatina fique totalmente dissolvida.

De seguida, adicione os iogurtes, envolva tudo muito bem, divida por taças individuais e leve ao frio até solidificar. Antes de servir junto um pouco da calda dos morangos, decore a gosto e sirva fresco.


Houve ainda, para mim e para a pequena, um lanche muito saboroso - churros com açúcar e canela - acompanhadas por um super aromático chá de menta. 
Mas esta receita fica para depois ;)

Bom apetite e até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário