terça-feira, 24 de março de 2015

Linzer Sablés

Há receitas que nos ficam na memória e esta foi uma delas!
Participo no grupo Dorie às sextas há algum tempo; nem sempre consigo responder ao desafio por vezes devido a desastres (como o que já relatei aqui!!!) outras porque não tenho tempo para participar.
Mas gosto muito por que são isso mesmo, desafios! Sempre gostei muito de cozinhar, principalmente doces. Acho que se não tivesse ido para assistente social teria ido para pasteleira J e grande parte das receitas que a Susana propõe desafiam-nos e testam a nossa persistência.
Estas bolachas foram uma das receitas que me saíram bem na altura, voltei a repetir e saíram bem novamente!
Aqui fica a receita J

Linzer Sablés
1 1/2 chávenas de amêndoas ou avelãs ou nozes raladas (fiz com amêndoa)
1 1/2 chávenas de farinha
1 1/2 colheres de chá de canela moída no momento
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de cravinhos moídos no momento
1 ovo grande
2 colheres de sopa de água
115 gramas de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de compota de framboesa (recheei com compota de frutos vermelhos)

Misturar as amêndoas com a farinha, a canela, o sal e os cravinhos. Com um garfo, misturar numa tigela o ovo e a água. Numa batedeira de pé, bater bem a manteiga e o açúcar até ficarem suaves, cerca de 3 minutos, raspando a taça sempre que necessário. Juntar a mistura de ovo e água e bater por mais um minuto. Reduzir a velocidade e juntar os ingredientes secos, misturando os apenas ate desaparecerem na massa, que não deve ficar trabalhada em demasia. Se sobrarem na taça restos mais secos de massa, misturá-los a mão ou com uma espátula.
Dividir a massa em dois. Colocar cada pedaço entre duas folhas de película aderente ou papel vegetal, pressionando com as mãos até ficar achatada. Estender com o rolo ate ficar com cerca de 3 mm de espessura, tendo o cuidado de ir descolando a película para a massa não ficar colada. Repetir para a outra metade. Levar ao congelador durante 45 minutos, ainda com o papel e numa tábua de cortar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC e forrar dois tabuleiros com papel vegetal. Retirar a massa do congelador. Remover o papel de metade da massa. Com um cortador redondo ou ondulado com 5 cm de diâmetro, cortar tantas bolachas quanto possível. Repetir o processo na outra metade e, para cada bolacha cortada desta metade, usar um cortador redondo ou ondulado de 2 cm de diâmetro para fazer um buraco no centro. Juntar os restos da massa, esticar novamente e levar ao congelador para depois cortar mais bolachas.

Colocar as metades nos tabuleiros e levar ao forno entre 11 e 13 minutos ou até estarem ligeiramente douradas e firmes ao toque. Deixar arrefecer. Quando todas as bolachas estiverem feitas, polvilhar com açúcar em pó as metades com os buracos e reservar. Barrar com 1 colher de chá de doce cada metade lisa. Unir as duas metades e servir.


Sem comentários:

Enviar um comentário