quarta-feira, 11 de março de 2015

Caracóis de canela e memórias de adolescente



As quartas-feiras são dias de mercado na minha terra. Quando eu andava na escola havia uma padaria que fazia uns bolinhos de canela que me enchiam a alma. Na verdade, é apenas massa de pão coberta com açúcar e canela mas na altura achava que devia ser uma receita XPTO exclusiva daquela padaria. Só naquela é que havia os bolinhos especiais.
Agora que tenho tido tempo para ir ao mercado comprar o peixinho e os legumes fresquinhos, voltei a procurar os abençoados bolinhos de canela mas parece que já não fazem L
Cheguei a casa e pensei: “Não fazem eles, faço eu!”
Esta receita foi retirada daqui (sou fã deste blog!) e já foi feita cá em casa. Esta foi o momento perfeito para voltar a repetir.
E o cheirinho que ficou pela casa... nem vos conto! Simplesmente divinal!
Aqui fica a receita.

Ingredientes para cerca de 18 unidades:
(adaptado do blogue Smitten Kitchen)

Massa - Chávena usada com 250ml de capacidade
1 chávena de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3  + 1/2 chávena de farinha

1/2 chávena de açúcar
1 ovo
1 saqueta de levedura seca
1 pitada de sal

Recheio - Chávena usada com 250ml de capacidade
3/4 de chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de canela em pó
1/4 de chávena de manteiga amolecida

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça misture o leite juntamente com a manteiga e leve ao microondas a derreter cerca de 40 segundos. Misture bem e acrescente a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e uma pitada de sal. Amasse bem com a ajuda de uma batedeira eletrica (ou na máquina de pão) cerca de 10 minutos. Se a massa estiver ainda muito molhada e peganhenta acrescente, aos poucos, um pouco mais de farinha até a massa ter uma consistência mais seca. Forme uma bola e deixe repousar a massa tapada com um pano até dobrar de volume. (Cerca de 1h30)
Entretanto prepare o recheio misturando a manteiga com o açúcar e a canela.
Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta.
Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro untado com um pouco de manteiga - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos.
Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário