terça-feira, 10 de março de 2015

Arroz de polvo

Todas as semanas faço uma ementa semanal. Normalmente ao domingo à noite tiro uns minutinhos para pensar no que vou fazer durante a semana. Tenho visto que é uma prática usual em muitos blogs e eu não sou excepção. O que me acontece muitas vezes é que respeito o ingrediente principal mas não respeito a receita que tinha pensado. Tenho sempre projetos de pratos elaborados como os que vejo em alguns blogs e programas de televisão mas depois quando chega à hora, faço sempre algo muito mais simples do que inicialmente planeei.
Definitivamente não sou uma pessoa de fazer grandes aventuras nos pratos, até porque, com uma filha de 3 anos, preocupamo-nos mais se ela come decentemente do que se ela experimenta novos pratos e sabores. Não quer dizer que isso também não aconteça mas o lema é “nem sempre nem nunca!”
Então para o jantar de ontem fiz um prato que gosto muito e a minha filha adora. O meu marido felizmente é de boa boca :)
Arroz de polvo. Toda a gente certamente já fez arroz de polvo mas de qualquer modo deixo aqui a minha maneira de fazer. Desta vez fiz um arroz soltinho mas também gosto de um arroz de polvo malandrinho.

1 polvo cozido (cerca de 1 kg - depois de cozido encolhe sempre um pouco)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
Tomate pelado
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 chávena de arroz agulha (também podem utilizar carolino se o plano for um arroz malandrinho)

Cozer o polvo na panela de pressão com um quarto de uma cebola e sal (cozi cerca de 20 minutos depois de começar a rodar).
Retirar o polvo e cortá-lo em pedaços pequenos.
Reservar a água de cozer o polvo (é esta água que dará sabor ao arroz).
Num tacho, fazer um refogado com a cebola picadinha e um pouco de azeite. Juntar o alho picado e uma folha de louro.
Juntar o tomate pelado cortado em pedaços pequenos e deixar apurar.
Adicionar duas chávenas de água de cozer o polvo e assim que ferver juntar o arroz.
Como o polvo foi cozido previamente, normalmente só adiciono quase no fim da cozedura do arroz. Retificar os temperos e bom apetite.


Nota: Servi com grelos de couve cozidos e umas azeitonas pretas.





Sem comentários:

Enviar um comentário