sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ovos mexidos com espargos e cogumelos


Acho que a primeira vez que comi espargos foi quando fui a Reguengos de Monsaraz! A minha amiga, natural de lá, levou-nos a um restaurante e além de ovos mexidos com espargos comemos também migas de espargos. Penso que não voltei a comer desde então. Os de lata parecem-me demasiado artificiais e os frescos são normalmente caros além disso, o meu marido não ficou fã...
A minha sogra presenteou-nos com dois molhinhos e pensei que seria uma boa oportunidade para relembrar o fim-de-semana tão agradável que passámos por terras alentejanas. Fiz assim:

Ovos mexidos com espargos e cogumelos

3 ovos grandes
1 molho de espargos frescos
5 cogumelos frescos
sal e pimenta q.b.

Preparar os espargos: lavar; pegar no espargo e dobrá-lo até que parta deitando fora a parte que se solta. 
Levar a cozer em água a ferver com um pouco de sal durante cerca de 5 minutos. Mal estejam cozidos, retirar com uma escumadeira e deitar numa taça com água fria (para parar a cozedura). Reservar.

Preparar os cogumelos: limpar e cortar finamente para saltear. Levar ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Deixar saltear.
Entretanto bater bem os ovos com um pouco de sal e pimenta.

Quando os cogumelos tiverem perdido a água, juntar os espargos cortados em pedaços mais pequenos.
Junta os ovos e delicadamente ir mexendo até cozerem no ponto que mais gostarem. Eu gosto dos ovos bem cozidos.

Bom apetite e até breve!


1 comentário:

  1. Eu também não gosto dos de lata, são estranhos. Ultimamente com os preços do lidl tenho «tirado a barriga de misérias» :) Ovos mexidos com espargos nunca fiz, tenho de tratar disso ;)

    ResponderEliminar